quinta-feira, 29 de setembro de 2011

6 lições para ajudar na dieta

Recebi essa matéria de uma amiga que assina o minha vida - dieta e saúde.

Pode parecer repetitivo, mas pelo menos no meu caso, eu preciso ver esse tipo de matéria e dica todos o dias para não esquecer do meu propósito e não cair em tentação, acaba servindo de incentivo.

Já coloquei uma garrafa de água de 2 litros na minha mesa, para não esquecer de tomar, aos poucos e sempre.

Eu já pratico exercícios diáriamente (logo mais vou falar deles), mas não controlava a comida, agora estou aprendendo!

Veja as dicas simples para ter sucesso na luta contra a balança:



1
Comece as refeições pela salada
Consumir alimentos com maior volume, ricos em água, fibras e com baixas calorias aumenta a saciedade e diminui a quantidade de alimentos ingeridos posteriormente. Por isso, aposte em um prato farto de verduras e legumes cozidos no início das refeições principais.
2
Coma primeiro frutas
Pular o café da manhã nem pensar. Comece o dia consumindo frutas, elas são ricas em fibras, água, vitaminas e minerais. Assim, você prepara o seu corpo para enfrentar as primeiras rotinas do dia com disposição, aumentando a sua concentração e rendimento no trabalho e estudo.
3
Faça pequenos lanches entre as refeições
Para manter o corpo em forma e o metabolismo acelerado, nada de ficar sem comer por longas horas. Tenha sempre por perto alimentos saudáveis e que valem por um pequeno lanche no meio da manhã e da tarde. Iogurtes com baixo teor de gordura, biscoito integral, barrinha de cereais e fruta são boas opções para aplacar a fome e ainda por cima manter a boa forma.
4
Beba muita água
A ingestão de água é necessária para que sejam eliminadas as substâncias tóxicas do organismo através da urina, para manter o volume sanguíneo, para evitar uma alta concentração de sais no corpo, além de repor o líquido perdido através do suor e urina. Devemos consumir cerca de 8 copos ou 2 litros de água por dia. Mas isso depende da sua alimentação: quanto maior a ingestão de alimentos ricos em água, menor a necessidade de ingerir a bebida. Se você pratica atividade física, a necessidade aumenta. E, no calor, mais água deve ser consumida para repor o que foi perdido com o suor.
5
Consuma carboidratos antes dos exercícios
Quem faz exercícios em jejum comete um erro grave, gastando um tecido nobre do corpo, os músculos. Se não há açúcar disponível, o organismo irá utilizar proteína muscular para obter energia. Para evitar esse dano, ingira uma hora antes da atividade um alimento rico em carboidratos como pão, biscoitos e frutas.
6
Depois da atividade física, consuma carboidratos
e proteínas

Logo após a prática de exercício é importante repor a glicose e oferecer proteínas ao organismo para a construção de músculos. Arroz, batata, pão, macarrão, legumes, frutas são exemplos de alimentos ricos em carboidratos. Já, as proteínas estão presentes nas carnes, leguminosas (feijão, grão de bico, soja), leite e derivados dele
Então vamo que vamo que a gente consegue!

Veja mais em  Dieta e Saúde.

Vai uma músiquinha aí para animar o dia:

Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário